ESPETÁCULO "NO MUNDO DO BAIÃO" - 2015
No Mundo do Baião
Humberto Teixeira é, sem dúvida, o principal parceiro musical de Luiz Gonzaga. Juntos foram responsáveis pela criação de um dos mais importantes gêneros da música popular urbana do Brasil, o Baião, em 1946, a partir do lançamento da música homônima, pelo grupo “Os Quatro Ases e Um Coringa”. Teixeira nasceu em 5 de janeiro de 1915, na cidade de Iguatu, localizada na região Centro-Sul do estado do Ceará. Apesar da sua importância para a carreira musical de Luiz Gonzaga, a partir da criação do Baião, Humberto Teixeira acabou sendo ofuscado pelo sanfoneiro. Por este motivo, muitos não o conhecem e nem sabem que é do estado do Ceará.
As músicas de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga foram responsáveis por uma nova formatação do nordeste do Brasil, a partir da década de 1940. Com suas músicas faziam política com o apoio do então presidente Getúlio Vargas, como forma de mostrar o Nordeste para o resto do Brasil e buscavam auxílio para as causas da região, embora não fosse o propósito principal da obra. O baião, em si, é o nordeste! Os vaqueiros, o couro, os pássaros, o gado, o caboclo do sertão, o artesanato, a seca, a menina dos olhos verdes, entre outras coisas.
Humberto Teixeira é uma das grandes personalidades do Ceará no Brasil. Suas composições desenharam no imaginário do brasileiro e, principalmente, do nordestino, a possibilidade das diversas vidas que se vive na região mais sofrida pela falta d´água que traz a seca e a morte, mas que ao mesmo tempo transforma o homem e a mulher do nordeste em fortes, que lutam e não perdem a fé na esperança da chegada da chuva. O compositor já foi homenageado com seu nome em uma Rodovia do Ceará; um edifício do Banco do Nordeste, em Iguatu (sua cidade Natal); com um DVD (homenagem de sua filha); coletâneas de discos; selo, entre outras coisas. Para celebrar o seu centenário o Grupo Vocal Retalhos e Fuxicos lhe fará uma homenagem em forma de espetáculo musical.
“No Mundo do Baião” é também uma homenagem ao Programa de Rádio homônimo, produzido por Humberto Teixeira e Zedantas, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, na década de 1950. É um espetáculo que resgata a figura de Humberto Teixeira para a música popular urbana brasileira; reforça a sua importância para o nordeste e, principalmente, para o Ceará. É também uma forma de homenagear os nordestinos, por meio da música, trazendo para o palco muito da identidade cultural do cariri, por meio da sonoridade, das vestimentas, da poesia e da dança. É um espetáculo para todas as idades, de relevância para o cearense, já que tem o intuito de valorizar a cultura e a arte regional, como fator de reconhecimento dos valores identitários do Cariri, importantes para a formação humana de qualquer sociedade.
É um projeto idealizado e realizado por músicos e produtores do Cariri (de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Aurora). “No Mundo do Baião” permitirá ao público o acesso a um produto cultural e artístico de alta qualidade, que resgatará a memória do Cariri, a partir da valorização do patrimônio imaterial da região.
Repertório
1. ASA BRANCA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
2. JUAZEIRO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
3. QUI NEM JILÓ - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
4. NO MEU PÉ-DE-SERRA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
5. BAIÃO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
6. RESPEITA JANUÁRIO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
7. LÉGUA TIRANA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
8. MANGARATIBA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
9. SERIDÓ - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
10. ASSUM PRETO - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
11. XANDUZINHA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
12. ESTRADA DE CANINDÉ - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
13. PARAÍBA - Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
14. KALU - Humberto Teixeira.
15. ADEUS, MARIA FULÔ - Humberto Teixeira e Suvica.
16. BAIÃO DE DOIS - Humberto Teixeira.
17. DONO DOS TEUS OLHOS - Humberto Teixeira.
Comentários
Postar um comentário